A Festa de Santa Bebiana, no Paul, realiza-se entre 29 de novembro e 1 de dezembro. Durante três dias a organização promete animação, alegria, dança, num programa variado em que se destaca a emblemática Procissão Chocalheira e o aguardado Sermão Bebiano.
Com organização da Casa do Povo do Paul, em parceria com a Junta de Freguesia do Paul, Câmara Municipal da Covilhã e com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal, a iniciativa vai para a 18.ª edição, sendo a “maior e mais antiga festa de inverno do concelho da Covilhã, contribuindo para valorizar e atrair visitantes à vila do Paul”.
Na programação destaque para a Procissão Chocalheira e o Sermão Bebiano, que terão lugar no sábado, dia 30 de novembro, às 22 horas, no Largo da Praça do Paul.
Este ano, o evento também conta com a presença de dois artistas em residência. As atividades incluem, entre outros, danças e jogos tradicionais, percursos sonoros pelo património, oficinas manuais ligadas ao têxtil e o concurso da melhor jeropiga artesanal.
No primeiro dia salientar, às 22 horas, o concerto de CRUA, logo depois da Chegada da Santa, que marca a abertura oficial do recinto e das festividades.
No dia 30 de novembro, após o Sermão, realiza-se um concerto com baile dinamizado, com Sebastião Antunes & “A Quadrilha” em concerto e o TradBalls na facilitação de dança.
No domingo, dia 1 de dezembro, às 14 horas, decorre o Mercado Transumante, com antiguidades e artigos de segunda mão.
O concurso para encontrar a melhor jeropiga decorre no sábado à tarde.
Salientar a carroça-instalação sonora, BEBIcleta TribIANA, percorrerá toda a freguesia, “da Alvorada à Recolhida, alertando os distraídos para a magia do evento”.