Covilhanense Lua Afonso vence concurso nacional “Voz: O Poder da Palavra”

A jovem covilhanense Lua Afonso, aluna do 11.° ano da Escola Quinta das Palmeiras, venceu hoje a final do concurso nacional “Voz: O Poder da Palavra”, que decorreu no Templo da Poesia em Oeiras.

Depois de integrar o lote restrito de 8 semifinalistas, a jovem da Covilhã foi apurada para as etapas seguintes, até chegar à final de hoje que venceu de forma brilhante.


Trata-se de um concurso de âmbito nacional, aberto a todos os jovens entre os 15 e os 25 anos, sendo o primeiro na área da eloquência e oratória, realizando-se desde 2021.

Criado pela associação cultural A Palavra em 2021, este concurso tem como objetivo primeiro valorizar e motivar a escrita criativa e a retórica através de um modelo com características didáticas e pedagógicas que compreenda diversas possibilidades performativas.

Numa primeira fase cada participante teve de apresentar um vídeo de até 3 minutos com um texto autoral inspirado nos “50 anos do 25 de Abril” e relacionado com os temas Liberdade, Cidadania, Igualdade, Inclusão, Acessibilidade e Descolonização.

Foram escolhidos os oito melhores que, depois de uma semana de formação em Oeiras, este fim de semana se apresentaram nas semifinais, tendo saído como vencedora Lua Afonso.