Legalização da sede do Oriental de São Martinho em fase “bastante adiantada”

O processo de legalização da sede do Oriental de São Martinho já se encontra numa fase “bastante adiantada”, avançou Francisco Mota, presidente da direção do clube, na Assembleia Geral que decorreu na passada sexta-feira, dia 6 de dezembro.

“É um processo que já está numa fase bastante adiantada. Esperamos que esta direção, ao terminar o mandato, deixe o processo praticamente pronto para em abril/maio poder estar concluído. Já é um presente que deixamos à direção que vem a seguir”, afirmou.


Em declarações à RCC, Francisco Mota destacou, como pontos positivos, as atividades realizadas e as pessoas que o clube conseguiu mobilizar em 2024. O dirigente olha para o Oriental de São Martinho como uma “associação pujante e criativa”.

“Os pontos positivos é muito fácil. São sempre as atividades que nós temos e a qualidade que apresentamos nas atividades que realizamos e na quantidade de pessoas que conseguimos mobilizar, quer nas atividades culturais, quer nas atividades desportivas. O Oriental continua a ser uma associação pujante, criativa e que ainda tem algo para oferecer a toda a comunidade envolvente”, referiu.

Quanto aos aspetos negativos do ano que está a terminar, o presidente do Oriental de São Martinho sublinhou as questões da sede e do funcionamento de alguns espaços. Aspetos que Francisco Mota considera “muito pequenos” em comparação com as atividades e projetos que o clube tem.

“A parte negativa teve a ver com o funcionamento interno do clube, com as questões da manutenção da sede, com as questões do funcionamento de alguns espaços, mas temos vindo a resolver devagarinho, com alguma ponderação. Mas os aspetos negativos são muito pequenos comparado com a grandiosidade de tudo o resto que nós fazemos e dos projetos que lançamos”, garantiu.

O dirigente do Oriental de São Martinho destacou que, até ao final do mandato, que termina em março de 2025, o clube já tem algumas atividades agendadas. Entre elas, o Concerto Comemorativo dos 70 anos, a apresentação do projeto “Musical for Kids”, o Carnaval da Neve, as Marchas Populares, as atividades desportivas de pool e o andebol. “Tudo isto já é muito para três meses”, avançou Francisco Mota.

Recordar que a Assembleia Geral Eleitoral do Oriental de São Martinho está marcada para março de 2025.