“Leituras Contigo” acolhe 450 alunos para leitura encenada de “O Fantasma de Canterville”

A iniciativa cultural “Leituras Contigo”, organizada pela Biblioteca Municipal da Covilhã, acolheu 450 alunos dos 8ºs e 9ºs anos de todas as escolas do 3º ciclo do concelho para a leitura encenada de “O Fantasma de Canterville”, de Óscar Wilde.

Durante as sessões, os alunos foram convidados a experimentar a técnica da leitura encenada, permitindo-lhes “explorar o texto de forma ativa e criativa”. De acordo com o município da Covilhã, “a resposta foi extraordinariamente positiva, com momentos de grande participação e entusiasmo”.


Esta iniciativa sublinha “a importância de integrar a literatura no quotidiano dos jovens de forma criativa, mostrando que os grandes textos podem ser tão atuais quanto cativantes”.

“Leituras Contigo” visa promover o gosto pela leitura e valorizar a importância da arte literária. Este projeto é “um exemplo de como a leitura, em sintonia com o design e a criatividade, pode transformar comunidades e promover o desenvolvimento sustentável”.

A partir de janeiro, o programa “Leituras Contigo” vai ser direcionado aos jovens do ensino secundário, destacando a leitura de “O Retrato de Dorian Gray”, de Óscar Wilde.

As iniciativas do projeto incluem, ainda, “Novelo de Estórias” (pré-escolar e 1.º ciclo), “Conto Sempre Contigo” (IPSS), “Nas Teias Contigo” (estabelecimentos prisionais) e “Leituras no Bairro” (em colaboração com associações locais).