A saúde das comunidades ciganas em debate na Covilhã

O seminário “A saúde das comunidades ciganas – dos desafios à mudança” vai decorrer na quarta-feira, dia 4 de dezembro, entre as 14:00 e as 17:00, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã. Uma iniciativa no âmbito do projeto “Haja Saúde” promovido pela CooLabora, em parceria com a Unidade Local de Saúde Cova da Beira e a Associação Humanitária Beira Aproxima.

Depois de um ano no terreno com a comunidade cigana do Tortosendo, em ações em torno da sua saúde e da sua relação com a saúde, “chegou a hora de partilhar os resultados do projeto e de trazer à região um conjunto de especialistas em que se inclui Bruno Oliveira, mediador cigano que exerce na Unidade Local de Saúde de S. José (Lisboa) e a responsável nacional pelo estudo de avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (2013-2020), Inês Barbosa”, sublinha a organização. 


Durante o seminário serão debatidos temas como “hábitos de saúde, identificação e impactos”; “a relação entre as comunidades ciganas e profissionais de saúde da ULS Cova da Beira”; “o papel da Igreja na promoção da saúde das pessoas ciganas”; “a saúde e comunidades ciganas em Portugal: desafios persistentes, possibilidades emergentes”; “expectativas das famílias ciganas”; “a Comissão para a Diversidade e Inclusão das Comunidades Ciganes” e a “Mediação Intercultural em contexto hospitalar”.

O projeto Haja Saúde é financiado pelo FAPE – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, através da AIMA.

Foto: arquivo RCC