Aldo Costa reeleito presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação

Aldo Costa, docente do Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, vai cumprir um terceiro mandato como presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN). A eleição aconteceu, em Tomar, no dia 15 de dezembro, data em que foram eleitos os órgãos sociais desta entidade até 2028 com tomada de posse imediata.

Na presidência da APTN desde 2017, o docente da UBI recandidatou-se pelos “resultados alcançados, particularmente nos dois últimos mandatos”, e “apresenta um plano de ação ainda mais ambicioso”, como avançou na proposta de candidatura.


De acordo com a UBI, entre as concretizações da sua presidência está o estatuto de utilidade pública, alcançado em 2023, tendo sido “a primeira associação de treinadores a receber a distinção”.  Aldo Costa salienta “um reconhecimento do seu mérito ao longo de mais de 45 anos de serviço relevante no tecido social e desportivo”.

Para o atual mandato, o docente e investigador propõe quatro anos com “objetivos claros”, que apontam para uma ainda maior aproximação da APTN aos sócios, promoção e valorização da APTN e dos técnicos portugueses, transformação da Natação, “assumindo um compromisso proativo e inovador na resolução dos desafios emergentes e estruturais do setor”.