A Assembleia Municipal de Manteigas aprovou, por unanimidade, uma moção que propõe a instalação de uma subestação da Rede Elétrica Nacional, em Manteigas, a meio caminho de Belmonte e Sabugueiro, de modo a “solucionar cortes energéticos”.
“Desde sempre tenho ouvido a população dizer que os cortes energéticos são graves, são lamentáveis, parece que vivemos num país subdesenvolvido e tentámos sensibilizar a E-Redes para que este investimento pudesse ser feito”, disse.
Flávio Massano explicou que teve várias reuniões com a E-Redes, ao longo dos último três anos, nas quais foi informado que o plano de investimento estava em marcha. O presidente da Câmara Municipal de Manteigas afirmou que a subestação está, agora, inserida no plano com duas opções. A opção A, que tem a ver com o reforço da rede e a opção B, que diz respeito à instalação de uma subestação de abastecimento. Massano assegurou que a opção A é “mais vantajosa” para a E-Redes, uma vez que lhes permite uma poupança de quatro milhões de euros, mas “menos vantajosa” para Manteigas, porque “não resolve o problema”.
“O que nós pretendemos é que a E-Redes, num plano de biliões, possa ter lá mais quatro milhões para investir em Manteigas e resolver um problema bastante antigo”, afirmou o autarca.
Quanto ao impacto negativo da subestação na paisagem, Flávio Massano explicou que “não há soluções perfeitas”.
A Assembleia Municipal de Manteigas teve lugar na passada sexta-feira, dia 20 de dezembro.