Assembleia Municipal da Covilhã cria Comissão de Trabalho para estudo do traçado do IC6

Por proposta do Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal da Covilhã foi criada na última reunião do órgão, dia 18, uma comissão de trabalho para estudo do traçado do IC6, no troço entre a Folhadosa e Covilhã.

Reconhecendo que se trata de uma via fundamental para a ligação a Coimbra, bem como a Seia e Oliveira do Hospital, o PS propõe que o tema “seja analisado, debatido e decidido pelos responsáveis políticos da forma mais informada e esclarecida possível com vista a que esta obra estrutural e de grande alcance possa cumprir com os seus objetivos de servir da melhor forma o desenvolvimento dos nossos territórios e as nossas populações”, lê-se no documento.


João Flores Casteleiro, disse durante a reunião, que devem ser analisadas as duas alternativas:

“Devemos analisar as duas alternativas. Se via Pedras Lavradas, se via túnel da Alvoaça. O objetivo é recolher vários depoimentos, de entidades relevantes, para depois se tirar conclusões sobre a melhor alternativa. Na comissão estarão também os presidentes de junta para analisar os benefícios para as suas freguesias em cada uma das alternativas”, detalhou.

A comissão é composta para um representante de cada Grupo Municipal e pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis, Casegas e Ourondo, Cortes do Meio, Erada, Paul, São Jorge da Beira, Sobral de São Miguel e Unhais da Serra.

A comissão deve elaborar um relatório com as suas conclusões que serão apresentadas na Assembleia Municipal de abril do próximo ano.

A proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção do presidente de Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas, por considerar que a ADERES constituiu um grupo de trabalho sobre esta matéria, com a alternativa túnel da Alvoaça, com um trabalho já adiantado, e que por isso, “se deveria ouvir este grupo antes de constituir nova comissão”.