Assembleia Municipal de Manteigas chumba orçamento para 2025

A Assembleia Municipal de Manteigas chumbou, na passada sexta-feira, dia 20 de dezembro, o orçamento para 2025.

A decisão contou com sete votos a favor, sete votos contra e cinco abstenções. José Manuel Cardoso, presidente da Assembleia Municipal, desempatou com voto de qualidade, chumbando o orçamento.


António Miguel Carvalho (PS) deixou claro que o Partido Socialista está disponível para reunir com Flávio Massano e reformular o orçamento para 2025, de modo a que o mesmo fique viável para ser votado favoravelmente.

“Julgo que é o momento de se fazer aquilo que já devia ter sido feito há algum tempo, que é procurar plataformas de entendimento. Escolha um parceiro ideal: PS ou PSD. Se for o Partido Socialista, cá estaremos para nos sentarmos consigo para refazermos o orçamento, para incluirmos no orçamento aquilo que achamos que devem ser as prioridades para o próximo ano”, sugeriu.

Carlos Ferrão (PSD), na sua declaração de voto, acusou o presidente da Câmara Municipal de Manteigas de ser “egocêntrico”, se não “ouvir as outras partes” e de insistir num “documento insuficiente, sem estratégia, sem modernidade e sem ambição”.

“A concentração de quase todos os projetos dos últimos nove meses do mandato, com projeção para o próximo ano, é reveladora da impreparação de quem ganhou as eleições e pegou em todas as pedras que encontrou no caminho para construir muros ao invés de contruir pontes (…). Votamos contra as GOP e o orçamento, não para constituirmos um obstáculo ao progresso de Manteigas, mas para mostrar o nosso desagrado e protesto pelos conteúdos”, explicou.

Inês Carvalho (PS) usou da palavra para explicar que a intenção do voto contra não é “deixar Manteigas para trás”, mas sim mostrar discordância. Reforçou, ainda, a disponibilidade do PS em ajudar Massano a reformular o orçamento.

“O meu voto contra é um simples manifesto da minha não concordância com alguns dos projetos deste orçamento. Não é uma forma de não levar Manteigas para a frente. Estamos disponíveis para conversar e chegarmos a um entendimento de forma a que este orçamento seja viabilizado. Pelo PS de Manteigas, Manteigas nunca ficará para trás”, assegurou.

Flávio Massano reagiu, na sua página oficial, garantindo que continua “na luta como sempre” e que não é um chumbo que o vai parar. O presidente da Câmara Municipal de Manteigas assegurou que não foge, não teme e não desiste.

Recordar que o orçamento para 2025, chumbado na passada sexta-feira, em Assembleia Municipal, tinha um valor global de cerca de 20 milhões de euros.