A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, uma recomendação ao município para a criação de novo local de voto na zona baixa da Covilhã, tendo por base o aumento significativo de eleitores naquela zona.
A recomendação foi apresentada pelo PS. João Flores Casteleiro deu como exemplos para o local as escolas existentes na área, detalhando que o aumento de eleitores se tem verificado, em grande medida, na antiga freguesia de Santa Maria.
“Cada vez mais eleitores têm de se deslocar até à Escola Primária nº 1 – São Silvestre (Central) para exercer o seu direito de voto, um local de voto que já conta com 5 mesas de votação e maioritariamente compostas por residentes da zona baixa da cidade. É por isso fundamental o desdobramento destas mesas de voto, criando um novo local, mais próximo da área mais habitada, como por exemplo numa das instituições de ensino ali presentes, Escola Pêro da Covilhã, Escola Quinta das Palmeiras ou Faculdade de Ciências da Saúde da UBI”, disse.
Na recomendação sublinha-se que no local escolhido haja acessibilidade adequada e estacionamento e que este funcione já nos próximos atos eleitorais.
Carlos Martins, presidente da UF Covilhã e Canhoso, disse, na declaração de voto, que “já em devido tempo alertou a autarquia para esta necessidade”, fazendo votos para que seja desta vez que a recomendação é atendida.
João Lopes Bernardo (CDS) recordou que os vereadores da oposição também já tinham feito esta recomendação no executivo, que não foi tida em linha de conta, “vamos ver se agora como é proposta pelo PS se consegue fazer”, rematou.
O PCP nesta matéria sublinha que este não é caso único no concelho e na cidade, alertando que é necessário reestruturar os locais de voto, vincando que a proximidade de mesas de voto pode ajudar na afluência às urnas, disse Vítor Reis Silva.