A “Festa das Luzes”, celebração judaica também conhecida como Hannukah, começa dia 25 de dezembro com o acender da primeira luz, às 18:30, no Largo do Pelourinho, em Belmonte. O momento conta com a tradicional distribuição de sufganiyot (bolos de Hannukah).
A segunda luz é acesa no dia seguinte, 26, às 17:00, no Castelo de Belmonte. Este segundo momento conta com a visita à instalação “Ponto de Luz”. No Museu Judaico de Belmonte decorre, às 17:30, a apresentação do livro “Breve História dos Judeus em Portugal”, de Jorge Martins.
Dia 27 é acendida a terceira luz. O acender da quarta luz dá-se no dia 28, pelas 15:00, no Museu Judaico de Belmonte. No mesmo espaço, decorre um Ciclo de Música Clássica e um concerto com Flávia Castro.
A quinta luz é iluminada no dia 29, pelas 15:00, novamente no Castelo de Belmonte. O momento ficar marcado, ainda, pelo Teatro de Sombras “Ponto de Luz”.
No dia 30, dá-se o acender da sexta luz, pelas 15:00, no Museu Judaico de Belmonte. No decorrer da ocasião, acontece a visita ao museu, antiga Judiaria e Sinagoga.
Dia 31 é acesa a sétima luz e dia 1 de janeiro a oitava.
Para finalizar a celebração judaica, a 2 de janeiro tem lugar, às 21:00, o acender da nona e última luz. Logo de seguida, com concentração no Pelourinho, começa uma caminhada, de cerca de 5 km, pelas iluminações e pontos emblemáticos de Belmonte.