Em 2025 vão ser criados dois cercados para o Lince Ibérico na Serra da Malcata, um do lado de Penamacor e outro no Sabugal, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Penamacor.
Durante a reunião pública do executivo, na sexta-feira, dia 29, o autarca explicou que já a criação destes cercados faz parte do “pacote global” de medidas a executar para a reintrodução deste felino na Malcata, mostrando-se convicto que tal será uma realidade.
“Esta medida faz parte do pacote da reintrodução do Lince Ibérico em Portugal, no seguimento da criação do Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico, em Silves, onde já nasceram diversas crias.
Sublinha que a autorização para a construção dos dois cercados acontece, “não na lógica da libertação deste felino na sua plenitude, mas para a ambientação à Serra da Malcata”.
Dá conta que foram criados cercados de coelho bravo que já estão a dar frutos e que permitirão a introdução do Lince.
O autarca recorda que fruto do projeto está a ser desenvolvido em Silves já existem vários animais que serão introduzidos no seu habitat natural, vincando que “não tem dúvidas que o regresso do Lince Ibérico à Serra da Malcata será uma realidade muito rapidamente”.
O autarca sublinhou, durante a reunião, o gosto pelo regresso do felino, que faz parte da infância e juventude de muitos dos naturais de Penamacor, salientando também a importância que terá para o turismo na região.
Foto: ® ICNF / Pedro Sarmento