CMC oferece jogo “Constituição” a alunos do 4.º ano. “Primeiro passo para despertarem para a Lei Fundamental”

A Câmara Municipal da Covilhã ofereceu este sexta-feira a todos os alunos do 4.º ano de escolaridade do concelho o jogo “Constituição”. Um jogo elaborado pela Associação de Desenvolvimento Beira Serra para despertar nas crianças a curiosidade para os seus direitos e deveres.

Regina Gouveia, vereadora da cultura e educação na Câmara Municipal da Covilhã, frisa que este gesto “é o ponto de partida para estes jovens conhecerem a Lei Fundamental em que se baseia a nossa sociedade, a nossa democracia”.


Aponta que a opção da autarquia começar esta oferta a alunos deste ano se prende com o facto destes já “terem competências para o manusear”, realçando que o objetivo é aumentar a literacia nesta matéria.

“Estamos a falar de cidadania ativa e não pode haver cidadania se não houver literacia, e a literacia que tem a ver com o conhecimento da lei fundamental é a base. Esta é uma base importante”, disse a autarca.

Um jogo que pode e deve ser jogado em casa, com a família. “Vai ser um instrumento interessante”, apontou a vereadora.

“Acredito que o jogo vai ser jogado em família. Acho que os pais também podem despertar e procurar outras fontes para conhecerem mais a nossa Constituição”, realçou.

O jogo “Constituição” foi criado pela associação Beira Serra e apresentado oficialmente há um ano na Assembleia da República. Esta oferta da Câmara da Covilhã “é um passo importante para a formação destas crianças e jovens”, disse Elsa Duarte, presidente Beira Serra.

Aponta que o objetivo é que o jogo “os desperte para mais aprendizagem da democracia e da cidadania”.

Jogar “é plantar uma semente para que criem uma consciência de cidadãos ativos, participantes, não só exigindo os seus direitos, que é o mais fácil, mas também cumprindo os seus deveres de cidadãos”, disse.

Desde a apresentação que o jogo tem tido muita procura por parte de particulares, mas também de municípios para oferecem às escolas, realça a responsável.

A Beira Serra espera “disseminá-lo um pouco por todo o país até 2 de abril”, para as comemorações dos 50 anos da Constituição Portuguesa, dia em que será organizada a primeira edição das Olimpíadas da Constituição.

O jogo está à venda na FNAC, na Tentadora (Covilhã), na livraria da Assembleia da República e pode ser encomendado diretamente na Beira Serra.