Conselho Municipal da Juventude celebra Dia do Voluntário com 30 jovens a “caminhar pelo ambiente”

Para assinalar o Dia Mundial do Voluntário, o Conselho Municipal da Juventude da Covilhã, aceitando o desafio do IPDJ, juntou ontem, dia 5 de dezembro, cerca de 30 jovens para “caminhar pelo ambiente”.

João Cristóvão, recém-eleito presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude da Covilhã, explicou que o voluntariado faz parte de muitas das atividades que têm vindo a desenvolver e que esta “Caminhada pelo Ambiente” surge precisamente para celebrar o voluntariado e contribuir para o “bem-estar da cidade”.


“No caso da Covilhã decidimos adotar esta atividade que consiste em passar pelos jardins públicos do nosso centro histórico e tentar fazer uma limpeza do lixo que formos encontrando e, assim, contribuímos para o bem-estar dos cidadãos”, esclareceu.

A caminhada de recolha de lixo passou por vários locais emblemáticos do Centro Histórico da cidade da Covilhã. Começou na Praça do Município, passou pelo Jardim Público, depois seguiu para o Jardim Botânico e terminou, novamente, no ponto de partida.

Em declarações aos jornalistas, João Cristóvão mostrou-se confiante em relação à iniciativa, assegurando que é um momento de convívio e uma oportunidade para os voluntários se conhecerem.

“É um dia de convívio entre os voluntariados. Muitas pessoas não se conhecem e podem utilizar esta caminhada para fazerem um networking entre as suas associações, e para assinalarmos este Dia Mundial do Voluntariado e contribuir para o bem-estar da nossa cidade”, reforçou.

Os jovens voluntários, por sua vez, mostraram-se muito entusiasmados pelo convívio com os amigos, com a oportunidade conhecer pessoas novas e com a missão “divertida” de tentar deixar a “cidade mais bonita e menos poluída”.

Quanto a iniciativas futuras, o presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude da Covilhã desvendou que vão continuar a ir às escolas e a planear atividades de literacia política, alimentação saudável, saúde mental e, ainda, reforçar as iniciativas de reflorestação no Parque Natural da Serra da Estrela.