Falta de potência elétrica impede abertura do requalificado Teatro Clube de Penamacor

É muito provável que a abertura até ao final do ano do renovado Teatro Clube de Penamacor não aconteça, lamenta António Beites, presidente da Câmara Municipal.

O autarca disse em setembro na Assembleia Municipal que seria uma frustração não abrir o equipamento até ao final do ano, uma vez que já nessa altura as obras estavam concluídas, faltando apenas a potência elétrica necessária para conseguir testar todos os equipamentos da sala.


A situação avançou desde então, já há contrato com a E-Redes, mas o teste final ainda não está feito.

As obras estão concluídas, o que falta é a potência necessária no teatro. O assunto já está resolvido com a E-Redes, o contrato já foi assinado, a expectativa é que a ligação do edifício ao PT mais próximo seja realizada em breve para testar todos os equipamentos. Eles foram testados um a um, mas é preciso testar com todos a trabalhar na globalidade”, explicou o autarca.

António Beites não descarta que a inauguração possa ocorrer em dezembro, mas uma vez que é necessária também a vistoria de várias entidades para que o Teatro Clube possa funcionar, avança que o mais certo é que a abertura ocorra em janeiro.

A requalificação do antigo Teatro Clube de Penamacor foi iniciada em julho de 2020.

O edifício encontrava-se devoluto. A obra, adjudicada inicialmente por cerca de 2 milhões de euros, é financiada em cerca de meio milhão de euros pelo Plano de Regeneração Urbana de Penamacor, e em cerca de 1,6 milhões pela linha de financiamento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, e, dados os aumentos de material, entre outros, a obra teve um custo final de cerca de 2,5 milhões de euros.