O Município do Fundão foi distinguido, no dia 27 de novembro, na cerimónia de entrega dos Prémios Inovação Agricultura | Prémio Agricultor do Ano – Timac Agro Expresso, com uma Menção Honrosa atribuída ao Centro Agrotech do Fundão.
Estes prémios têm como objetivo “reconhecer as iniciativas inovadoras no sector agrícola e valorizar novos projetos que apresentem soluções, tecnológicas, sustentáveis e eficientes, que possam contribuir para o desenvolvimento e a transformação da agricultura em Portugal”, pode ler-se na nota de imprensa enviada à RCC.
Em centenas de candidaturas apresentadas para o prémio de Inovação Agricultura, entre entidades públicas e privadas, o Centro Agrotech do Fundão é selecionado para um shortlist de 4 candidatos finais e conquista uma Menção Honrosa, que “atesta a aposta na promoção da digitalização como fator de mudança para impulsionar a produtividade agrícola e a resiliência às alterações climáticas”.
Para o Município do Fundão, “a conquista deste prémio é o reconhecimento deste projeto como uma das iniciativas mais inovadoras do sector agrícola nacional”.
A cerimónia decorreu no Edifício Impresa, em Paço de Arcos, e contou com a presença de João Moura, Secretário de Estado da Agricultura; Pedro Neto, Vereador da Câmara Municipal do Fundão; Nuno Canadas, Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Ricardo Costa, Diretor de Informação da Impresa; e Rui Rosa, Diretor Geral da Vitas Portugal.
Relembrar que o Município de Fundão disponibiliza, a partir do Centro Agrotech, infraestruturas como a Rede LORA extensível a todo o território, a Rede Municipal de Estações Meteorológicas, a Rede Municipal de Armadilhas inteligentes, o Centro de Formação e Capacitação, uma Unidade Experimental Agroalimentar, e Quintas Experimentais que funcionam como centro de testes agrários e espaços de visita onde os agricultores podem, em contexto real, ver e experimentar soluções inovadoras na área da agricultura.