Nuno Fazenda, deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, esteve ontem, dia 16, na Covilhã, para apresentar a iniciativa nacional “Parlamento dos Jovens”, que este ano letivo debate a temática das “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”. O deputado socialista defendeu a importância de envolver os jovens na “cidadania ativa” e nas “causas comuns da sociedade”.
A Covilhã acolheu duas sessões: uma na Escola Pêro da Covilhã durante a manhã e outra na Escola Quinta das Palmeiras durante a tarde. As sessões do Parlamento dos Jovens estiveram divididas em duas partes. Na primeira, Nuno Fazenda teve a oportunidade de partilhar “o papel e o trabalho que é feito na Assembleia da República e o trabalho dos deputados”. Na segunda parte, os alunos puderam questionar o deputado socialista e dar sugestões acerca dos temas em debate e dos temas da atualidade.
Em declarações à RCC, Nuno Fazenda destacou o “interesse genuíno” e o “empenho” dos alunos na “causa pública”, bem como a participação na sessão.
“Aquilo a que eu assisti hoje foi a um interesse genuíno por parte dos jovens da Quinta das Palmeiras. Eles estão a trabalhar projetos de resolução com recomendação de como se deve atuar no domínio das tecnologias. Foi uma ação muito participada e fiquei muito orgulhoso por ver aqui um conjunto de jovens mobilizado e empenhado por uma causa pública e por fazer recomendações ao poder político para podermos mudar a nossa vida na sociedade”, explicou.
O deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Castelo Branco elogiou, ainda, as intervenções “informadas” e “atentas” dos jovens estudantes da Covilhã.
“Intervenções muito informadas, de quem fez o trabalho de casa, de quem está a acompanhar bem os temas da sociedade, que não se circunscreveram aos temas da tecnologia. Os jovens que estiveram aqui nesta sessão falaram dos temas da habitação, da saúde, da tecnologia, do interior. Significa que estão a acompanhar, que se preocupam com os temas e que intervém e pensam sobre eles”, destacou.
Nuno Fazenda mostrou-se “grato” com a aprendizagem partilhada nas duas sessões do Parlamento dos Jovens e “confiante” com o futuro do país.
“Esta sessão é também um encontro com o futuro. O futuro são os jovens e, no final desta sessão, fico com um sentimento de gratidão, porque todos aprendemos uns com os outros, mas também com um sentimento de grande confiança de que há jovens muito interessados no futuro do nosso país”, afirmou.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa nacional que visa convidar os jovens a participar no debate político sobre temas da sociedade.