A Câmara Municipal de Penamacor vai inaugurar dia 7, antes da abertura oficial do certame “Penamacor Vila Madeiro”, as obras de requalificação do castelo e de acesso ao cimo da Vila.
Trata-se de um investimento de cerca de 1 milhão de euros que transformou a zona história da vila tornando-a mais atrativa, bem como ao concelho, salientou o presidente da Câmara Municipal, António Beites.
“Estamos a falar de cerca de um milhão de euros de investimento na remodelação dos acessos e do interior do Castelo que teve uma remodelação completa, desde as redes de água, saneamento, telecomunicações, e também a intervenção nos imóveis que são do domínio público naquela zona, nomeadamente a antiga Domus Municipalis, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem”, sublinha o autarca, frisando que foi também criado um anfiteatro junto à Torre de Menagem para “potenciar a área cultural”.
Depois de muito tempo em obras, que tiveram vários percalços, incluindo o chumbo pelo Tribunal de Contas, que obrigaram a novo projeto, “a partir de agora Penamacor tem condições diferenciadas para investimentos”, disse o autarca.
“Vamos dotar a nossa vila e o concelho de condições diferenciadas para a condição turística e para os investimentos turísticos”, disse, sublinhando que “este tipo de requalificação e de obras só faz sentido se for acompanhada de investimento privado”, apontando que “isso já está a acontecer”.
“Hoje em dia já não existe um único imóvel à venda na zona histórica de Penamacor e havia por lá muitos”, disse, recordando que os últimos que foram vendidos já não foram a preços tão simpáticos como há 10 anos”. “Não tenho dúvidas que a potencial turístico de Penamacor se eleva com este investimento”, concluiu.
A inauguração está agendada para as 16:00 de dia 7 de dezembro, uma hora antes do arranque oficial do certamente Penamacor Vila Madeiro.