A Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu, no dia 12 de dezembro, uma sessão participativa do projeto “Mural da Sustentabilidade”, que vai ser instalado na Escola Básica e Jardim de Infância do Refúgio, da cidade da Covilhã.
Elementos deste estabelecimento de ensino e estudantes de diferentes nacionalidades, do Mestrado em Design Industrial, foram intervenientes numa atividade que resultou num diálogo criativo e colaborativo, avança a UBI.
O projeto, apoiado pela Vice-Reitoria da Investigação, Inovação e Desenvolvimento e orientado por Ana Margarida Ferreira, docente da área do Design, foi apresentado publicamente durante a “Noite Europeia dos Investigadores 2024”, que decorreu em setembro, em várias localizações da cidade.
De acordo com a UBI, “a conceptualização do mural incluiu uma visita prévia à escola para identificar e caracterizar o local mais adequado à sua realização, garantindo, entre outros, a integração de trabalhos artísticos já existentes”.
Durante a sessão participativa foram apresentadas as pesquisas e as propostas de Design inspiradas em vários elementos característicos da região, como a serra, as ribeiras, o casario e o “mar” da Covilhã, “permitindo decisões conjuntas sobre o projeto final e os materiais a utilizar (materiais recicláveis)”.
A UBI avança que “o feedback dos participantes foi positivo, estabelecendo as bases para avançar para a fase final do projeto”. A execução do mural está prevista para o próximo semestre, com a participação de alunos da Licenciatura em Design Industrial, voluntários e toda a comunidade escolar.
Os objetivos desta iniciativa incluem “promover a reflexão sobre práticas sustentáveis e o impacto coletivo na construção de um futuro mais responsável, além de despertar o interesse pelas artes, valorizando a expressão artística como ferramenta de educação, transformação e sensibilização social”.