Utente em risco de amputação recupera mobilidade total na ULS da Cova da Beira

Uma utente da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira, que esteve em risco de amputação, recuperou a mobilidade total, após uma intervenção cirúrgica diferenciada para tratar uma osteomielite (infeção crónica extensa do fémur). 5 meses após a intervenção, a utente viu a infeção erradicada e ganhou qualidade de vida.

A cirurgia realizada em 25 de junho deste ano foi “o culminar de um plano terapêutico meticulosamente delineado”. O primeiro passo passou por “tratar a infeção e estabilizar a pseudartrose, recorrendo a desbridamento cirúrgico, colocação de sistema de antibioterapia local e fixação externa monoplanar” e o segundo passo consistiu na “colocação de uma cavilha libertadora de antibióticos”. A intervenção foi conduzida por Nuno Craveiro Lopes, referência nacional no tratamento de infeções e deformidades ósseas e por Diogo Pascoal, cirurgião ortopedista da ULS da Cova da Beira.


Este procedimento cirúrgico decorreu no âmbito de um evento científico de referência internacional, organizado pelo Serviço de Ortopedia da ULS da Cova da Beira, nos dias 24 e 25 de junho, subordinado ao “Tratamento da Osteomielite”. O evento contou com a participação de mais de 30 ortopedistas de vários países e com conferências assinadas por Nuno Craveiro Lopes, do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, e por Fábio Lucas, do Hospital ABC São Paulo, Brasil.

Segundo nota de imprensa, o sucesso deste evento e a condição atual da paciente, demonstram “o compromisso da ULS da Cova da Beira com a inovação médica e o bem-estar da comunidade, dando passos concretos na valorização da medicina de proximidade e na excelência dos cuidados prestados”.