O Cineclube da Gardunha vai, ao longo do mês de janeiro, recuperar dois “belíssimos e esquecidos filmes de 2024”, ambos “sob o signo das primeiras vezes”. A programação destaca, ainda, o vencedor do leão de ouro do último Festival de Veneza.
A Casa do Bombo de Lavacolhos recebe, no dia 12 de janeiro (domingo), às 15:00, uma sessão dupla.
Na primeira sessão vai ser transmitida a curta-metragem «Coney Island – As Primeiras Vezes», de Joana Botelho, com produção da Cedro Plátano. “Dizem que não devemos voltar aos sítios onde fomos felizes. Discordo. Neste filme viajamos até Coney Island três primeiras vezes e descobrimos novas sensações em cada uma delas”, pode ler-se na sinopse. Esta curta-metragem venceu o prémio Sophia para melhor curta do ano.
A segunda sessão, também com produção da Cedro Plátano, vai contar com a transmissão do filme «Yupumá», realizado pela antropóloga Verónica Castro, em colaboração com Kawá Huni Kuin. Este filme é “uma viagem às terras baixas da Amazónia brasileira”. Nessa viagem, é possível seguir Kawá Huni Kuin, “um pajé aprendiz que se prepara para deixar a sua aldeia nas profundezas da floresta para ir à Europa pela primeira vez”. A realizadora vai presente na sessão.
Para finalizar a programação do mês de janeiro, a Moagem vai receber, no dia 28, pelas 21:00, a transmissão de «Quarto ao Lado», de Pedro Almodóvar. O filme, realizado nos Estados Unidos, conta com uma “narrativa que tateia a proximidade da morte, os reencontros, as velhas amizades e a celebração da vida”. «Quarto ao Lado» foi o vencedor do leão de ouro no último Festival de Veneza.