28 mil utentes sem médico e zero vagas para medicina geral e familiar. Deputados do PS questionam Governo

Na região há 28 mil utentes sem médico de família atribuído e no concurso aberto, após o despacho de 26 de dezembro, não foram abertas vagas para medicina geral e familiar dão conta os Deputados eleitos pelo PS no círculo eleitoral de Castelo Branco.

Detalham numa pergunta enviada à Ministra da Saúde que foram abertas vagas para a contratação de 225 médicos de família e para 15 médicos de saúde pública, “com distribuição por 31 Unidades Locais de Saúde, de todos os distritos de Portugal continental, exceto o distrito de Castelo Branco, que inclui duas importantes ULS, mas que não foram contempladas”, pode ler-se na pergunta subscrita por Nuno fazenda e Patrícia Caixinha.


É sublinhado que na ULS de Castelo Branco há mais de 17 mil utentes que ainda não têm médico atribuído e na ULS da Cova da Beira são cerca de 11 mil utentes.

Alerta-se, ainda, que se trata de uma região com população envelhecida e dispersa.

Os deputados perguntam à Ministra da Saúde, “que razões justificam o facto de o distrito de Castelo Branco ter sido o único do país que não foi contemplado com qualquer vaga”, quando tem cerca de 28 mil utentes sem médico de família.

Questionam quais os critérios e respetivos fundamentos que estiveram na base da avaliação e decisão; qual o número de utentes sem médicos de família por Unidade Local de Saúde, por cada distrito de Portugal continental; e se o Governo está “disponível para corrigir” a ausência de vagas.

No documento recorda-se que a ULS da Cova da Beira integra o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, que tem sede na Covilhã e serve os concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte Penamacor, bem como utentes oriundos de outros concelhos do distrito de Castelo Branco e também do distrito da Guarda. Inclui ainda o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, que abrange Centros de Saúde da Covilhã, Belmonte e Fundão.

Já a ULS de Castelo Branco, que integra o Hospital Amato Lusitano — Castelo Branco, com os agrupamentos de centros de saúde da Beira Interior Sul e do Pinhal Interior Sul, que incluem os centros de saúde de Castelo Branco; Idanha -a -Nova; Penamacor; Vila Velha de Ródão; Oleiros; Proença -a -Nova; Sertã; Mação e Vila de Rei.