Um conjunto de 70 estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) participou no programa de ideação «Ignite by NEST», que procurou “explorar soluções inovadoras para o setor do turismo”, avança a universidade.
O «Ignite by NEST» teve início em setembro, com um bootcamp que decorreu no Centro de Inovação Empresarial da Covilhã (CIEC), com os participantes a trabalharem conceitos essenciais como a identificação de problemas e soluções, segmentação de clientes e desenvolvimento de pitches.
A sessão final aconteceu no passado mês de dezembro, no Estoril, altura em que foram apresentadas as ideias desenvolvidas. “Uma das propostas da UBI, designada «Investo», recebeu especial reconhecimento pelo caráter inovador, ao propor a criação de soluções para jovens empreendedores”, pode ler-se na página da UBI.
Carla Pereira, presidente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, reforçou o impacto da participação neste programa de ideação, que classificou como “uma oportunidade única de proporcionar aos alunos experiências novas no âmbito de diversas temáticas”. Destaca, ainda, o “empreendedorismo, a inovação, a preparação para o mercado de trabalho, a criação de valor, o marketing, a estrutura de custos e a elaboração de pitch”.
Para a UBI, a integração no programa “reforça a visão estratégica da academia de alinhar os conteúdos lecionados nas salas de aula com os desafios reais do mercado, favorecendo oportunidades de carreira”.
A iniciativa, organizada pelo Centro de Inovação do Turismo (NEST), reuniu profissionais e estudantes do 3.º ano de Marketing (45 alunos) e do 1.º ano de Informática Web, Móvel e na Nuvem (25 alunos).