AEFHP organiza II Jornadas sobre Inclusão no dia 29

O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, na Covilhã, vai organizar quarta-feira, dia 29 de janeiro, as II Jornadas sobre a Inclusão: “Educação Sem Barreiras, para Além da Diferença”, no Auditório do Agrupamento.

Estas jornadas, organizadas na modalidade de formação ACD, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior (CFAEBI), são um “espaço de reflexão e debate sobre os desafios e oportunidades da educação inclusiva em Portugal”, pode ler-se na nota de imprensa enviada à RCC.


O programa das II Jornadas sobre a Inclusão tem início às 14:45 com a sessão de abertura, que vai contar com a presença do diretor do CFAEBI, do diretor do AEFHP e com o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa.

Às 15:15 tem lugar o primeiro painel, que tem como tema a “Educação e Tecnologia”. A primeira intervenção deste painel, intitulada “Desmistificando a Inteligência Artificial: A Jornada até ao ChatGPT”, conta com João Neves, docente da UBI, como orador. A segunda intervenção, relacionada com o “Separatismo Progressista”, conta com a oradora Ana Monteiro, professora no AEFHP. A terceira e última intervenção do primeiro painel, com Joaquim Brigas como orador, vai estar subordinada ao tema “A Ação da Inspeção-Geral da Educação e Ciência e a Construção da Escola Inclusiva”. Lina Bonifácio (AEFHP) vai moderar esta intervenção.

O segundo painel das Jornadas começa por volta das 17:00. Joaquim Melro, do Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Lisboa) arranca a primeira intervenção do painel, com “Para Além da Diversidade: Desafios da Educação Inclusiva aos Professores e à Escola” como mote. A última intervenção das Jornadas vai estar a cargo de Angelina Bedo, da Associação Portuguesa de Apoio à Família com Dificuldades de Aprendizagem. “Práticas Pedagógicas na Dislexia” é o tema a tratar. A intervenção vai contar com moderação de Jorge Ferreira (AEFHP).

Para o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, estas Jornadas são “uma oportunidade para aprofundar o diálogo sobre a inclusão, reconhecendo a diversidade como um valor central no sistema educativo”.