A Associação Recreativa de Peraboa vai recuperar o “Ramo dos Enchidos”, uma tradição perdida há quase dois séculos.
Na época do reinado de D. Sebastião, de forma a livrar os portugueses da peste, da fome e da guerra, o rei “Desejado” ordenou a construção de Capelas em Honra de São Sebastião nas entradas de todas as vilas e aldeias dedicadas a Santo “Martle”.
No decorrer do século XVII, para não entrar peste, fome nem guerra em Peraboa, a população solicitou apoio espiritual a São Sebastião. Desta forma, apareceram os “Santos Bodos”, que passavam pela oferta das melhores partes do porco em forma de “promessa pelo livramento dos males do mundo”.
Quase dois séculos passados, Peraboa vai recuperar a tradição do “Ramo dos Enchidos” no dia 19 de janeiro, um dia antes do aniversário de D. Sebastião.
Do programa fazem parte uma celebração dominical (14:00); a Bênção dos Ramos a São Sebastião (15:00), seguido pelo Desfile do Ramo a São Sebastião; e a Arrematação dos Ramos (16:00).
A celebração, em Honra de São Sebastião de Peraboa, conta com a animação do Rancho Folclórico dos Três Povos e do Grupo de Concertinas “Os Beirões da Peraboa”.