Entre programas de apoio à natalidade, aquisição de medicamentos, passando por obras em casa e apoios às famílias e estudantes, o Gabinete de Apoio Social (GAS) da Câmara Municipal de Belmonte, distribuiu cerca de 70 mil euros de apoios em 2024, ao abrigo dos diversos regulamentos e programas que tem em vigor.
Segundo o relatório que esteve em análise na reunião pública da autarquia de dia 16 de janeiro, os números refletem cada vez mais pedidos de apoio por parte dos munícipes.
Assim, no programa “Apoio Social à família” foram contemplados dois processos com cerca de 1600 euros; no programa “Nascer no Concelho” houve 21 processos no valor de 2100 euros. O “Primeiro Enxoval” contemplou 14 processos no valor total de 6250 euros. No “Apoio à Infância, majoração no abano de família”, o Gabinete apoiou 10 processos com 7464 euros no total.
A “Oficina Domiciliária” atendeu 27 processos, a que se soma o material, com uma verba de cerca de mil euros. No “Apoio ao estudante” foram apoiados 40 processos com 31.400 euros. No âmbito do “Cartão Social: apoio na aquisição de medicamentos” foram apoiados 152 processos no valor de 6247 euros, SAAS (Serviço de Acompanhamento de Atendimento Social) foram contemplados 14 processos no total de 2279 euros.
“Apoios muito significativos”, sublinhou António Dias Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, salientando que estes são apoios que o município já tem em vigor alguns há 8 anos e outros há 12.