A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) passa a ser designada como Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), informa a entidade em nota de imprensa.
Frisa que esta mudança representa um “reforço da identidade regional sob o compromisso com a coesão e o desenvolvimento dos municípios que integram este território”.
Segundo a CIM a inclusão da palavra “Região” destaca a “união e colaboração”.
“A inclusão da palavra “Região” no nome da CIMRBSE não é apenas uma mudança semântica, mas uma armação de um território que, ao mesmo tempo que define limites (Beiras e Serra da Estrela), amplia horizontes. Este conceito de região representa uma união forte e coesa dos municípios, que trabalham em conjunto para impulsionar o desenvolvimento sustentável, atrair investimento, e fomentar o turismo e a inovação. Ao assumir-se como uma região, a CIMRBSE reforça a sua identidade e sublinha-se como um ator relevante no panorama nacional e internacional”, salienta.
A nova identidade da CIMRBSE está alinhada com uma estratégia de desenvolvimento sob o compromisso de fortalecer a coesão entre os municípios, promover a sustentabilidade ambiental, social e económica, e melhorar a qualidade de vida das populações. Através de iniciativas conjuntas e de uma gestão partilhada de recursos, a CIMRBSE procura potenciar o crescimento económico, atrair investimento e fomentar o turismo, posicionando a região como um destino atrativo e competitivo, explica também a nota de imprensa.
A entidade tem também novo logótipo, com formas orgânicas, que reflete a sinuosidade das paisagens da região, enquanto a tipografia lhe confere modernidade e simplicidade.
A CIMRBSE mostra-se confiante de que esta nova identidade contribui para a promoção e fortalecimento da região.