Fundão: Formação de Pastores Queijeiros com inscrições abertas

As inscrições para a formação “Pastores Queijeiros 4.0” estão abertas até ao dia 5 de fevereiro. Esta formação tem como principais objetivos a “valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro, a valorização de Raças Autóctones, a gestão de combustível em paisagem protegida e o estímulo ao empreendedorismo”, avança o Município do Fundão.

Desta forma, pretende-se lançar uma “formação inovadora para pastores, que possa ter também outras componentes de formação para serem futuros queijeiros, empresários ou produtores de outro tipo de produtos”, pode ler-se em nota de imprensa.


No final do curso, que tem uma duração de quatro meses, o formando vai ter a capacidade de produzir da maneira mais otimizada possível, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, proteção ambiental, segurança alimentar, transparência e respeito pelos ecossistemas.

O programa pretende, ainda, “sensibilizar os consumidores e a  população em geral para o consumo de produtos de época e de carne de pequenos ruminantes autóctones; incentivar a implementação de sistemas, culturas e práticas agrícolas que promovam o teor de matéria orgânica no solo para o sequestro de carbono; aumentar a área de pastagens permanentes; promover o pastoreio extensivo com raças autóctones e fazer a promoção da utilização dos recursos genéticos endógenos animais e vegetais, da biodiversidade e da silvopastorícia, assim como valorizar os serviços  ecológicos”, explica o Município do Fundão .

A formação vai decorrer entre o Centro Agrotech, os Campos Experimentais e a Unidade Agroalimentar do Município do Fundão.

As inscrições podem ser feitas através do contacto telefónico 275 779 060 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional), do e-mail gadr@cm-fundao.pt ou AQUI.

A formação “Pastores Queijeiros 4.0” surge de um protocolo de parceria entre o Município do Fundão e a Fundação Aga Khan Portugal, no âmbito do Programa de Regeneração Rural desta Fundação.