A Universidade da Beira Interior (UBI) foi distinguida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o Selo Estudante – Atleta, pelas boas práticas que desenvolve no fomento de carreiras duplas, avança a instituição.
Segundo a UBI, a atribuição deste selo reconhece o “compromisso com a integração da prática desportiva no ambiente académico, ao criar condições para que os estudantes possam alcançar elevados padrões de desempenho, tanto nos estudos como nas modalidades desportivas”, pode ler-se.
A “avaliação favorável” da candidatura submetida pela UBI resultou da existência de circunstâncias como a “implementação de condições para os estudantes-atletas”, suportadas por regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinam ao “efetivo apoio estrutural aos alunos praticantes de desporto”, explica a academia.
A atribuição deste selo é, para a universidade, mais um “estímulo ao trabalho contínuo de todos os envolvidos na promoção do desporto na UBI”, em particular aos estudantes-atletas, cuja dedicação e esforço são “o motor para a criação de melhores condições para a prática desportiva em contexto académico”, lê-se ainda.
O Selo Estudante-Atleta, iniciativa promovida pelo IPDJ, tem como objetivo distinguir as Instituições de Ensino Superior (IES) ou suas Unidades Orgânicas (UO) que fomentem a articulação entre as carreiras duplas e reconhecer boas práticas junto dos/as estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla.