Em Penamacor foram requisitados 268 novos contadores de água em 2024, foi sublinhado, na sexta-feira, dia 17 de janeiro, durante a reunião de Câmara.
Segundo detalhou o vereador José Ramos em 2023 havia 5.794 consumidores e em 2024, a 31 de dezembro, havia 6.062, um aumento de 5%, disse, destacando que este “não está especificamente localizado numa freguesia, mas em todo o concelho”.
Em Aranhas houve um aumento de 5%, Benquerença 4%, Meimão 4%, Meimoa 6%, Penamacor 7%, Salvador 4%, UF Aldeia do Bispo/Águas e Aldeia de João Pires 4%, UF Pedrogão São Pedro/Bemposta 3% e Vale da Senhora da Póvoa 4%, avançou o vereador.
“Quando muitos dizem que temos menos população, que não estamos a cumprir, que há determinadas dificuldades, a realidade demonstra o contrário”, disse o vereador na análise aos números.
Para o presidente da Câmara Municipal, António Beites, o aumento significa uma média de cinco novos contadores por semana, o que revela “a grande dinâmica” privada e de imobiliário que existe em Penamacor.
“Isto revela, claramente, uma dinâmica privada muito interessante, aliada a uma grande dinâmica imobiliária que temos no concelho que é muito relevante”, disse.
Já a oposição minimiza o indicador, apontando a elevada percentagem de água não faturada relatada no último relatório da ERSAR.
“Se estão a falar que houve novos contadores, espero que todas as ligações diretas, das quais nós temos conhecimento e que já participámos algumas delas, tenham revertido em contadores”, disse Filipe Batista.