Parlamento vota a desagregação de 10 UF na Beira Interior. Mais uma que a proposta do Grupo de Trabalho

Dos 14 projetos de desagregação propostos inicialmente na Beira Interior, a proposta de lei apresentada na quarta-feira para votação final no Parlamento inclui 10, mais um que a proposta do grupo de trabalho, e a criação de 21 novas freguesias.

A proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013, apresentada no Parlamento na quarta-feira, prevê que 132 uniões de freguesia sejam desagregadas em 296 Freguesias nas próximas eleições autárquicas.


O Projeto de Lei, subscrito em conjunto pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, propõe a desagregação de mais oito Uniões do que as 124 que o Grupo de Trabalho — Freguesias considerou, há cerca de um mês, preencherem os critérios para a desagregação.

No caso da Beira Interior está agora também incluída a desagregação da UF de Seia/S. Romão/Lapa dos Dinheiros, em Seia, subindo para 10 as Uniões de Freguesia a desagregar.

Recordar que do grupo de trabalho já estavam propostas, e mantêm-se, a desagregação das quatro Uniões do concelho da Covilhã – UF Cantar-Galo/Vila do Carvalho; Barco/Coutada; Casegas/Ourondo e Peso/Vales do Rio. Serão também desagregadas a UF Belmonte/Colmeal da Torre (concelho de Belmonte); Escolas de Baixo/Mata; Escalos de Cima/Lousa e Ninho do Açor/Sobral do Campo, (do concelho de Castelo Branco) e Santa Marinha/São Martinho (em Seia).