As Operações Integradas de Gestão de Paisagem (OIGP) da Serra da Gardunha foram aprovadas, com investimento inicial proposto de cerca de cinco milhões e meio de euros, acrescidos de uma remuneração anual de cerca de 600 mil euros para os apoios a 20 anos, num total de mais de 12 milhões de euros.
O Município do Fundão explica que, de acordo com a proposta apresentada à responsabilidade da Entidade Gestora Gardunha 21, os apoios englobam uma área total de 4503 hectares, sendo previsto que o prazo de execução do projeto fique concluído em dois anos. A execução do projeto é financiada pelo Fundo Ambiental.
Para Pedro Neto, vereador da Câmara Municipal do Fundão, a aprovação das OIGP da Serra da Gardunha é o “culminar de um processo que teve início há dois anos e que configura uma resposta inovadora, estruturada e ambientalmente sustentável, com capacidade de implementar uma paisagem mais resiliente ao fogo, que melhora os serviços de ecossistemas e promove a revitalização destes territórios, com expressão ao nível da economia local e social e a adaptação às alterações climáticas”, sublinhou.
As OIGP da Serra da Gardunha foram aprovadas, no dia 29 de novembro, numa conferência procedimental realizada no Fundão.
Foto: Município do Fundão