José Armando Serra dos Reis, em artigo de opinião publicado no Jornal do Fundão, afirma-se “candidato a candidato” à Câmara Municipal da Covilhã nas eleições autárquicas de 2025, avançando que disso já deu conhecimento aos órgãos do Partido Socialista.
“Porque me sinto preparado e ambiciono mais para o nosso concelho, decidi apresentar a minha candidatura de candidato a candidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal da Covilhã. Desta pretensão já informei os órgãos do meu Partido, a quem solicitei que a minha candidatura siga as tramitações processuais de acordo com as normas, regulamentos e estatutos do PS”, escreve o vereador no artigo.
Recordar que Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, por despacho de 20 de dezembro, com efeito a 1 de janeiro de 2025, retirou os pelouros e a vice-presidência a Serra dos Reis.
No mesmo artigo o vereador diz que teve conhecimento do facto pela comunicação social e só depois viu, no seu correio eletrónico, a comunicação do presidente da autarquia, com o despacho anexo.
“Nada a opor” uma vez que a atribuição de pelouros cabe ao presidente, diz Serra dos Reis, no entanto, a forma é criticada.
“Fê-lo por métodos absolutamente inadmissíveis e incompreensíveis, ou seja, com total falta de ética e urbanidade, sem me olhar nos olhos e falar comigo pessoalmente. Assinou-o e divulgou-o em toda a comunicação social, nas vésperas de Natal, não respeitando a celebração, o convívio e a reunião familiar. Só quem não tem ou não dá importância à família é que toma atitudes destas”, frisa.
Recordar que José Armando Serra dos Reis era presidente da concelhia do PS quando Vítor Pereira foi eleito presidente da Câmara em 2013. Assumiu a presidência da Assembleia Municipal da Covilhã em 2016, cargo que exerceu até 2017. Foi eleito nesse ano como vereador e desde então integrou os executivos liderados por Vítor Pereira.
Neste mandato tinha os pelouros do Urbanismo; Ordenamento do Território; Ambiente; Desenvolvimento Rural; Gabinete Técnico Florestal e Áreas Protegidas e Sistema de Informação Geográfica. Partilhados com Vítor pereira tinha ainda as pastas da Fiscalização Municipal e Segurança e Proteção Civil.
A redação da RCC tentou contacto com José Armando Serra dos Reis, mas tal não foi possível.