Covilhã: “Colégio das Freiras” encerra a 31 de agosto. Instituição tem 180 crianças e 30 funcionários

A Fundação Imaculada Conceição, instituição da congregação das irmãs Doroteias, conhecido na Covilhã por “Colégio das Freiras”, vai encerrar portas a 31 de agosto, foi ontem, dia 10, comunicado aos pais em reunião.

Em documento entregue aos pais, e que a RCC teve acesso, a Fundação apresenta três razões para o encerramento: “não conseguimos acompanhar, devidamente a animação desta missão, como Congregação, por falta de irmãs; as constantes dificuldades económicas dificultam a sustentabilidade e são necessárias intervenções significativas no edifício e este não é pertença da Congregação”, lê-se no documento.


No comunicado a Congregação também lamenta a decisão, que afirma ser “inevitável”.

“Temos consciência do que isto significa para as pessoas que aqui trabalham e para as famílias, mas, dadas as circunstâncias, esta decisão é inevitável”.

A instituição tem cerca de 180 crianças nas valências de creche, pré-escolar e ATL e cerca de 30 funcionários.

Ao que a RCC apurou os pais apresentaram algumas soluções na reunião, que, no entanto, não foram atendidas. Mostram-se preocupados pela dificuldade em encontrar vaga em escolas públicas ou privadas na cidade, uma situação que consideram “caótica”, mostrando também preocupação com os cerca de 30 funcionários que ficarão sem trabalho.

“Esta instituição faz parte da história da cidade da Covilhã e tem uma responsabilidade e um caráter importantíssimo na Covilhã assim como na forma de ensinar, educar e formar as suas crianças”, realçam os pais que pretendem “manter a escola a funcionar”. Uma situação que também já comunicaram à Câmara Municipal da Covilhã.