Academia Sénior da Covilhã: 25 anos de sucesso e muitas atividades

A Academia Sénior da Covilhã celebra hoje, dia 24, 25 anos de existência e tem um passado e presente cheio de vitalidade, sublinha o reitor, Mário Tarouca, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

“Continuamos a crescer. Ao longo destes 25 anos temos 310 academistas inscritos, este ano temos 90 ativos e com uma participação de cerca de 400 a 500 pessoas em cada ano letivo”, disse.


Trata-se de uma Academia de portas abertas a todos. Tudo ali se “processa em regime de voluntariado”, diz o reitor, salientando a partilha de saberes e experiências que se vivência em cada ano letivo.

“Embora nós tenhamos professores, desde professores no ativo a reformados e também autodidatas, que nos ministram os seus saberes, o nosso segredo reside na partilha. É a partilha de saberes de experiências da vida, que pomos à disposição uns dos outros”, deu conta o responsável.

Este ano letivo têm 23 disciplinas curriculares, que vão desde a área artística, como a orquestra de cavaquinhos, grupo coral, grupo de adufes, de teatro e dança e passam por línguas, literatura portuguesa, cultura portuguesa, viajar pelo saber, psicologia, cidadania, e muitas outras. O reitor não quer dizer qual e a mais procurada, mas aponta que “viajar pelo saber e história da arte são, normalmente, as aulas que têm mais alunos”.

Para assinalar os 25 anos a Academia Sénior realizou ontem, dia 23, na sua sede, uma sessão solene de homenagem.

Sobre a sede o reitor dá conta que é um espaço que “serve para as atividades”, vincando que apesar de serem parcas, para a dimensão da academia, são suficientes.