O Governo lançou os Espaços Energia, uma iniciativa destinada a promover a eficiência energética e a combater a pobreza energética em Portugal.
Da Beira Interior destaque para os municípios de Belmonte, Fornos de Algodres e Seia que estão entre os primeiros 17 espaços que foram implementados.
Para breve está anunciada a abertura de um espaço no concelho do Fundão, em Pêro Viseu.
Os Espaços Energia serão balcões físicos que prestarão apoio técnico aos cidadãos, fornecendo informação e aconselhamento sobre eficiência energética, energias renováveis e programas de financiamento para melhorias energéticas.
O projeto é financiado pelo Fundo Ambiental com um investimento de 3 milhões de euros, prevê a criação de uma rede de 50 Espaços Energia em todo o país.
Os Espaços Energia serão implementados por entidades locais, incluindo câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais, com o apoio técnico e monitorização da ADENE – Agência para a Energia.
A medida foi anunciada pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, uma iniciativa fundamental para a promoção da eficiência energética e o combate à pobreza energética em Portugal, frisou a governante.