“Carnaval da Neve” traz 5 dias de atividades à Covilhã e às Penhas da Saúde

O Carnaval da Neve, marca do Clube Nacional de Montanhismo, que desde 2018 é “dinamizada e reforçada” com iniciativas promovidas em conjunto pelo Município e pelo clube, vai decorrer entre 28 de fevereiro e 4 de março com um programa em que se destacam dois desfiles que envolvem mais de 1500 participantes.

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura, disse hoje, durante a reunião pública da autarquia, que esta é uma aposta importante no calendário anual de eventos.


“Esta aposta tem sido muito importante no calendário anual de eventos culturais, porque fazemos questão que o Carnaval da Neve, embora associado a folia, tenha uma dimensão cultural e artística e até espaço para o design”, disse, vincando que desde 2018 o evento “mantém estes pressupostos” e, também por isso, “tem crescido notoriamente”.

A autarca sublinha que este ano conta com o maior número de participantes, e entidades envolvidas, de sempre, com cerca de 30 instituições envolvidas nos dois desfiles.

O programa arranca na sexta-feira, dia 28, com o já no tradicional “Corso Social”, que este ano tem como tema “Serra da Estrela” e que conta com mais de 900 participantes de escolas, lares e centros de dia, promovendo “diálogos intergeracionais com uma dimensão social muito relevante”, sublinhou.

O corso tem início marcado para as 09:30. No final, no Pavilhão da Anil, haverá um espetáculo para a infância com Professor Idalécio.

Já o corso “Carnaval do Mundo”, terá lugar no domingo, dia 2 de março, na Avenida Europa e Avenida da Anil, e contará com cerca de 500 participantes. Tem início marcado para as 15:00. No final haverá animação com DJ.

O programa do evento conta com iniciativas a decorrer na cidade e nas Penhas da Saúde, estas dinamizadas pelo Clube Nacional de Montanhismo.

Destaque para dois bailes de carnaval, no sábado em tenda instalada nas Penhas da Saúde, terá lugar o “remembre Old Times” e na segunda feira, dia 3, às 21:30, no Pavilhão da Anil um baile de mascarados, animado por Virgílio Faleiro e banda, em que haverá prémios para os melhores mascarados.

O Programa termina dia 4, terça-feira, num dia em que haverá animação na Praça do Município com a Desertuna, Grupo de Bombos Toca a Bombar e que termina com o “Enterro do Entrudo”, cujo cortejo se realiza desde a rotunda do Rato até à Praça do Município, onde tem lugar a “Queimada à Montanheiro”, promovida pela Clube Nacional de Montanhismo.

Um programa pensado também para dinamizar a economia e o turismo nesta época do ano, sublinha a autarca.

“É um programa que nós temos posicionado de forma muito positiva a nível regional e nacional e que, além do valor cultural e artístico, tem também valor na economia local, aumentando os fluxos turísticos”, disse, assegurando que no turismo esta será “mais uma vez, uma época alta na Covilhã”.