Cartão Penamacor Saúde em vigor a partir de março para colmatar “graves lacunas na saúde”

Com dois terços da população sem médico de família, mais de 2 000 utentes, e sem se vislumbrarem soluções a curto prazo por parte do setor público, a Câmara Municipal de Penamacor avançou para a contratação, através de concurso público internacional, de uma seguradora privada que vai prestar esse serviço já a partir do início de março.

Para a população residente no concelho os cuidados serão gratuitos, segundo o regulamento que foi aprovado em reunião de Câmara em setembro de 2024. Para a autarquia os custos rondam os 700 mil euros para dois anos.


As obras para instalação da clínica, onde irão decorrer as consultas, estão praticamente concluídas, disse o presidente da Câmara aos jornalistas no final da reunião de sexta-feira, dia 21.

Para o autarca, esta é uma solução, “embora paliativa”, para “dar uma resposta mínima” em cuidados de saúde à população, cada vez mais envelhecida, “alguns sem irem ao médico desde a pandemia”, sublinha.

Esta é uma oferta de saúde a toda a população residente em Penamacor, recenseados há pelo menos três meses no concelho. No espaço clínico, cujas obras estão a concluir para serem depois alvo de vistoria por parte das entidades da saúde, haverá consultas de medicina geral e familiar e de especialidades médicas, exames auxiliares de diagnóstico, analises clínicas, fisioterapia e a possibilidade de transporte até aos convencionados.