A Câmara Municipal da Covilhã e o Conselho Municipal da Juventude deram início, em janeiro, a um conjunto de sessões de “Formação Política: as eleições autárquicas em perspetiva”, destinadas aos alunos do ensino secundário da região.
De acordo com o Município da Covilhã, a iniciativa visa “fomentar o espírito crítico dos jovens e estimular a sua participação ativa na vida política, tendo como pano de fundo as eleições autárquicas e respetivas características”.
As primeiras sessões decorreram nos dias 30 e 31 de janeiro, dirigidas às turmas do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), contando com a colaboração da Associação de Estudantes do AEFHP.
Bruno Ferreira Costa, doutorado em Ciência Política e docente da Universidade da Beira Interior, foi o orador convidado, abordando temáticas relacionadas com o sistema político português e o funcionamento dos atos eleitorais, com especial enfoque nas eleições autárquicas, onde muitos dos alunos presentes vão poder votar pela primeira vez.
Segundo a nota de imprensa enviada à RCC, esta iniciativa contribui diretamente para a concretização de três objetivos estratégicos do Plano Municipal de e para a Juventude da Covilhã: “estimular os processos de participação cívica, sensibilizar para a participação ativa e envolver as associações locais na dinamização de atividades”, pode ler-se no documento.
João Cristóvão, presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude, destacou a importância da realização destas conferências.
“É um mito que os jovens não queiram envolver-se na política. Muitas vezes, o mundo político parece confuso e abstrato, mas estas sessões permitem que os jovens conheçam melhor o nosso sistema político e compreendam a importância do seu voto, incentivando à sua participação”, sublinhou.
As sessões vão continuar a decorrer, ao longo do primeiro semestre do ano, em várias escolas secundárias do concelho da Covilhã, “assegurando espaços de diálogo e debate sobre o papel dos órgãos de poder local e reforçando o compromisso do Conselho Municipal da Juventude com a formação cívica dos jovens”, conclui a nota.