CMC inativou 348 ninhos de vespa asiática em 2024

No ano de 2024, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Covilhã procedeu à inativação de 348 ninhos de vespa asiática no concelho da Covilhã, “um número ligeiramente abaixo do registado em 2023, quando foram detetados e eliminados 368 ninhos”, avança o Município da Covilhã em nota de imprensa.

No sentido de contribuir para “evitar uma maior disseminação desta espécie invasora no território”, o Serviço Municipal de Proteção Civil também tem reforçado as ações de sensibilização, informação e controlo, nomeadamente com a distribuição de armadilhas, para “tentar capturar o máximo possível de vespas fundadoras e evitar o aumento de ninhos”, explica a autarquia.


Segundo detalha o documento, foi criada uma plataforma própria para fazer o registo de todos os casos identificados, o que permite “saber com exatidão os locais onde há casos identificados, podendo-se assim agir em conformidade com a progressão da situação”.

“Os números de 2024 mostram que a União de Freguesias de Covilhã e Canhoso e a Freguesia do Tortosendo foram as duas zonas do concelho com mais casos registados, respetivamente 78 e 48 ninhos, o que somado representa 36% do total de ninhos detetados”, lê-se na nota.

Já as Freguesias de São Jorge da Beira e Sobral de São Miguel foram as que tiveram menos situações registadas.

O Município da Covilhã alerta a população para, em caso de avistamento de um ninho de vespa asiática, contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Luís Marques, Coordenador Municipal de Proteção Civil, alerta que “nunca se deve tentar exterminar ninhos por meios próprios, pois, se o procedimento não for feito de forma adequada, pode levar à multiplicação de ninhos”.

A vespa asiática é uma espécie invasora que representa um grave risco para o ecossistema local. Esta espécie predadora, cuja proliferação tem vindo a aumentar no território nacional, afeta a biodiversidade, uma vez que se alimenta de abelhas e outros insetos polinizadores, comprometendo a polinização de plantas e a produção agrícola.