Covilhã: PS e Carlos Martins lideram intenção de voto em sondagem da Aximage

Numa sondagem realizada pela Aximage, encomendada por Carlos Martins, onde, entre outros se avaliam candidatos do PS, do PSD e a comparação entre Carlos Martins e os candidatos do PSD, Carlos Martins lidera a intenções de voto.

Na sondagem, enviada à Rádio Clube da Covilhã, é ainda avaliada a qualidade de vida do concelho, com 48% dos inquiridos a reponderem que a situação atual do concelho está “bem”, 22% “nem bem, nem mal”, e 20% está “mal”. 5% reponderam “muito bem” e a mesma percentagem “muito mal”.


Sobre a atuação do PS na liderança da Câmara Municipal, 39% avaliam com “bem” a sua atuação, 25% “mal” e 17% “nem bem, nem mal”.

30% dos inquiridos dizem que o maior problema do concelho são os transportes públicos, 27% trânsito, passeios e estacionamento, a habitação foi também identificada por 27% dos inquiridos, seguindo-se, com 25%, o apoio às empresas e ao emprego.

Já em termos de candidatos, à pergunta “independentemente do seu voto e das suas preferências políticas, qual dos nomes seguintes seria melhor candidato, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal da Covilhã?”, 31% aponta que seria Carlos Martins, 17% Hélio Fazendeiro, 10% José Miguel Oliveira e 10% João Marques. 6% respondeu “nenhum deles”.

Na avaliação dos candidatos do PS 41% refere que “poderia votar” em Carlos Martins, sendo que 35% diz que “nunca votaria” e 19% “não conhece”.

Em Hélio Fazendeiro 36% refere que “poderia votar” e 30% diz que “nunca votaria”, 30% respondeu que “não conhece”.

José Miguel Oliveira 31% refere que “poderia votar”, 24% “nunca votaria” e 41% “não conhece”.

Em João Marques 30% respondeu que “poderia votar”, 24% “nunca votaria” e 42% “não conhece”.

Já nos candidatos do PSD a sondagem avalia Pedro Farromba, com 45% dos inquiridos a responder que “poderia votar” nele e 39% que “nunca votaria”, e Jorge Simões em que 21% refere que “poderia votar” e 36% que nunca “votaria”. 39% referiram não conhecer Pedro Farromba e 38% Jorge Simões.

Questionados sobre quem teria mais hipóteses de ganhar a Câmara Municipal da Covilhã, escolhendo entre Carlos Martins e Pedro Farromba 46% responderam Carlos Martins e 36% Pedro Farromba. 4% nenhum dos dois e 15% sem opinião.

Na comparação com Jorge Simões, Carlos Martins obteve 55% de respostas e o candidato do PSD 15%. Neste caso 27% referiram não ter opinião.

Na sondagem foi também avaliada a hipótese de um movimento independente concorrer à Câmara Municipal da Covilhã e 67% dos inquiridos considerou a opção positiva, 18% negativa e 15% responderam sem opinião.

Se o candidato desse movimento independente fosse Carlos Martins 46% disse que poderia votar nele e 35% nunca votaria.

Nas intenções de voto, se as eleições fossem no domingo seguinte ao questionário, o PS lidera claramente, obteve 44% das intenções de voto, a coligação PSD/CDS/IL 20%, o Chega 4% e a CDU 3%. 26% não sabe dizer ou está indecisa.

À pergunta inversa, em que partido nunca votaria, 72% responderam Chega, 42% CDU, 33% a coligação MPT/PPM/A, 19% a coligação PSD/CDS/IL, 17% movimento independente, 11% PS e 9% não sei não respondo.

A sondagem foi realizada entre os dias 8 e 23 de janeiro, foram inquiridos 500 eleitores do concelho da Covilhã, com telefone fixo no lar, possuidores de telemóvel ou com acesso à internet. Segundo a ficha técnica a base da amostragem teve por base “listas telefónicas” e “listas próprias”.

A sondagem tem uma margem de erro global de 4,38% e um grau de confiança de 95%. Tem direção técnica de Ana Carla Basílio.