Equipa UBI Aeronautics selecionada para competição nos Estados Unidos

A UBI Aeronautics Team (UBIAT), equipa composta por estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI), está admitida para a competição internacional “Design/Build/Fly”, a ter lugar no Arizona (EUA), entre os dias 10 e 13 de abril, avança a universidade em nota de imprensa.

A UBI explica que a UBI Aeronautics Team é a primeira equipa portuguesa a participar na competição internacional, “onde estudantes de engenharia aeronáutica projetam, constroem e testam modelos de aeronaves num ambiente altamente competitivo”, lê-se no documento.


De acordo com a UBI, este evento é “um dos maiores desafios do setor aeronáutico/aeroespacial, reunindo as melhores universidades e equipas de todo o mundo, incluindo instituições americanas de renome como o MIT e as universidades de Stanford e de Columbia”.

A equipa da UBI, que se dedica ao estudo e desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs), considera esta participação como “uma oportunidade única para representar Portugal no cenário internacional e dar um importante passo no desenvolvimento de futuros engenheiros aeronáuticos”.

A UBI Aeronautics Team procura atualmente parceiros para apoiar este projeto, que “promete destacar o talento e a inovação da comunidade académica portuguesa no competitivo mundo da engenharia aeronáutica”, acrescentam.

A ida aos Estados Unidos surge na sequência da obtenção do 3º lugar na competição “Air Cargo Challenge 2024”, que decorreu em Aachen (Países Baixos).

Em 2024, além das academias dos Estados Unidos, estiveram presentes instituições de ensino e investigação de países como Alemanha, Austrália, Áustria, Colômbia, Hong Kong e Índia.