Investigadores dão a conhecer tecnologia da UBI em Madrid

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi a única universidade portuguesa presente no S4Industry, “um dos principais eventos europeus de Deep Science Ecosystem”, que decorreu em Madrid. No evento, que fomenta “a ligação universidade-indústria” e contribui para a “disseminação da ciência e tecnologia”, a UBI deu a conhecer projetos como o ROBOTA-SUDOE e o Montanha Viva.

De acordo com a UBI, a participação no S4Industry permitiu “apresentar os avanços conseguidos na robótica colaborativa e soft grippers para a automação industrial no setor agroalimentar, bem como uma aplicação de biodiversidade e turismo sustentável”.


Os investigadores da UBI tiveram, ainda, a oportunidade de dinamizar uma “zona de demonstração de protótipo”, efetuando Pitches das suas tecnologias a um público internacional diversificado, tendo ainda sido selecionados para as Innovation Journeys – tours, frequentados por empresários e venture capitalists, que pretenderam conhecer a tecnologia desenvolvida na UBI.

Do evento, resultaram vários contactos para parcerias, projetos, investigações, bem como possíveis financiamentos que vão permitir “acelerar o desenvolvimento das várias tecnologias e encurtar o trajeto até à indústria ou ao mercado”, explica a universidade.

Por parte da UBI, integraram a comitiva Pedro Dinis Gaspar, Martim Aguiar, Rodrigo Antunes, Nuno Pereira, Matilde Sousa, Ana Cristina Alves, Luan Lang e Edgar Nave.

O S4Industry, que decorreu nos dias 29 e 30 de janeiro, é uma organização da Universidad Autónoma de Madrid e do grupo de capital de risco BeAbleCapital.