A ULS Cova da Beira investiu cerca de 200 mil euros na instalação, no serviço de Gastrenterologia, de um moderno equipamento de ultrassonografia transendoscópica. Este equipamento tem como finalidade “melhorar o diagnóstico e o tratamento de várias patologias gastrointestinais”.
Segundo explica a ULS Cova da Beira, em nota de imprensa, a ecoendoscopia, ou ultrassonografia endoscópica, consiste numa “técnica de imagem avançada que combina a endoscopia tradicional com a ultrassonografia, permitindo uma visualização detalhada das camadas mais profundas do tubo digestivo, incluindo órgãos como o esófago, estômago, pâncreas, fígado e vias biliares”.
Este exame permite o diagnóstico precoce de patologias gastrointestinais, a avaliação mais precisa de lesões e nódulos em áreas de difícil acesso e, ainda, guiar procedimentos terapêuticos.
De acordo com Rui Ramos, diretor do serviço de Gastrenterologia da ULS Cova da Beira, a instalação deste equipamento representa “mais um passo na modernização e no aumento da capacidade de diagnóstico desta unidade hospitalar”.