700 árvores vão ser plantadas em ações de reflorestação na Erada e na Serra da Estrela

Cerca de 700 árvores vão ser plantadas em ações de reflorestação que vão decorrer no Parque Natural da Serra da Estrela e na Freguesia da Erada nos dias 26 e 29 de março, respetivamente.

Promovidas pela Câmara da Covilhã, em colaboração com várias entidades, estas ações enquadram-se nas comemorações do Dia Internacional das Florestas e visam sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do meio ambiente, bem como promover a recuperação ambiental das áreas onde vão ocorrer.


Com ponto de encontro marcado para a Praça do Município, às 14:00, a ação do Parque Natural da Serra da Estrela vai contar com a plantação de 200 azinheiras

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município Covilhanense, o Conselho Municipal da Juventude, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Será uma oportunidade para contribuir ativamente para a sustentabilidade do planeta, para conhecer outros jovens, para passar uma tarde ao ar livre e para aprender mais sobre a flora autóctone da Serra da Estrela, sublinha a CMC.

Já a ação do dia 29 de março visa a requalificação ambiental e paisagística de um terreno junto à EN-230 (na zona do Castanheiro), na Erada.

Está prevista a plantação de 500 árvores (Medronheiro, Carvalho e Castanheiro), espécies autóctones, fornecidas através da candidatura ao Fundo Ambiental e selecionadas de acordo com as condições edafoclimáticas da região.

Esta iniciativa resulta de uma organização do Gabinete Técnico Florestal do Município, em colaboração com a Junta de Freguesia e com o Baldio da Erada, sendo que a concentração está marcada para as 09:00, junto à sede da Junta de Freguesia da Erada.

Para maximizar o impacto da ação, vão estar envolvidas várias entidades locais, associações, nomeadamente Agrupamento de Baldios Estrela Sul, Grupo de Bombos Eradense, Rancho Folclórico Cultural Eradense, Grupo Trigais da Serra, Águias dos Trigais, Associação Recreativa Eradense,  CPE-Os Serranos, Filarmónica Recreativa Eradense, Núcleo de Desporto da Filarmónica Eradense, Associação de Apoio à População Eradense, Serviço de Proteção na Natureza e Ambiente da GNR e Bombeiros Voluntários da Covilhã.