A Bolsa Social de Apoio Psicológico, programa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), desde setembro do ano passado, já ajudou mais de uma centena de alunos.
De acordo com os dados dos primeiros seis meses de funcionamento, a AAUBI revela que “80% dos estudantes apoiados são do sexo feminino”, “a faixa etária predominante situa-se entre os 18 e os 20 anos”, “os ciclos de estudo mais apoiados são o primeiro e o segundo ciclos” e “as áreas de estudo com maior procura de apoio são as Ciências da Saúde e as Ciências Sociais e Humanas”.
A equipa da Bolsa Social de Apoio Psicológico conta com 14 especialistas que, através deste apoio, proporcionam um “acesso facilitado a consultas de psicologia a preço reduzido”, o que contribui para uma “resposta eficaz aos desafios da saúde mental no Ensino Superior”.
Para a AAUBI, a elevada adesão ao programa “demonstra a importância deste apoio, sublinhando a necessidade de reforçar medidas de suporte psicológico para estudantes universitários”.
Recordar que a Bolsa de Apoio Psicológico é dirigida aos estudantes da UBI, sem necessidade de encaminhamento prévio ou diagnostico médico. As consultas, com preços reduzidos, são realizadas de forma presencial ou online. Todo o apoio é confidencial.