Festival “Nham Nham” promove hábitos de alimentação saudável, inteligente e sustentável

O Festival de Alimentação Saudável “Nham Nham” realizou, durante o dia de ontem (29), vários workshops, palestras e atividades de promoção de hábitos de alimentação saudável, inteligente e sustentável. Em declarações à RCC, Hugo Gomes, coordenador da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, destacou as atividades pensadas especialmente para os mais jovens.

“Temos diversos workshops dirigidos a todo o público, desde um público mais juvenil até aos adultos, uma série de palestras sobre a alimentação, a dieta mediterrânica e como auxiliar os pais a constituir uma dieta saudável para os seus filhos. E temos uma série de atividades para os jovens. Temos umas bicicletas em que é possível pedalar e fazer o seu próprio batido de forma saudável. Portanto, aliando aqui aquilo que é a educação física, uma componente importante na vida ativa e saudável destes jovens”, explicou.


Neste evento, que marcou o encerramento de dois anos de um programa de alimentação inteligente das Beiras e Serra da Estrela, Hugo Gomes fez um balanço muito positivo das ações de literacia alimentar realizadas junto das escolas e da comunidade em geral.

“Fazemos um balanço muito positivo destes dois anos de atividade. Estivemos em todas as escolas da região, portanto 24 escolas, abrangemos mais de três mil alunos, fizemos mais de 700 sessões educativas nessas escolas e, também, outras ações de capacitação para a literacia alimentar junto da comunidade em geral, IPSS’s e outras organizações”, destacou.

Hugo Gomes explicou, ainda, que o foco nas ações para os alunos do segundo ciclo foi propositado, uma vez que é mais fácil instruir hábitos de alimentação saudáveis aos mais jovens.

“O objetivo de termos tido um foco nos alunos do segundo ciclo foi porque entendemos que é nestas idades que se pode incutir hábitos de alimentação saudável e, dessa forma, estender essa promoção, quer da dieta mediterrânica, quer da alimentação saudável e também ao combate ao desperdício alimentar junto das suas famílias”, disse.

Apesar do fator obesidade não ter sido analisado através do programa de alimentação inteligente, o coordenador da RUDE destacou que, segundo estatísticas nacionais “esse índice tem vindo a decrescer”.

O programa de alimentação inteligente foi dinamizado pelos Grupos de Ação Local da Região das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com a ADERES, a ADRUSE, a PRORAIA e a Raia Histórica, coordenado pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural e com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela.