“Não dignifica o órgão”. Vereador da CDU pede a André Reis que renuncie ao mandato

Carlos Afonso, vereador da CDU em Belmonte, desafiou André Reis a renunciar ao mandato, vincando que a sua atitude “não dignifica órgão”.

Em causa, disse Carlos Afonso na reunião pública de dia 28, as contantes ausências de André Reis nestas reuniões ou a sua participação à distância, como foi o caso.


“Tenho que aqui deixar bem claro que este executivo peca por uma novela constante. Esta postura não dignifica nada este órgão autárquico, com as ausências constantes, justificadas ou não, as videoconferências e só há um responsável por isto, o senhor presidente da Câmara que pactua com esta postura”, disse o vereador, concluindo que André Reis “dignificava este órgão se de uma vez por todas pedisse a renúncia do mandato”, sublinhou.

André Reis é vereador eleito pelo PSD, e que mais tarde se declarou independente, uma vez que passou a ser dirigente do CDS-PP,

Recordar que em julho e agosto de 2024 André Reis chegou mesmo a suspender o mandato.

António Dias Rocha, presidente do executivo, limitou-se a responder que segundo a informação dos serviços da Câmara Municipal a “lei está a ser cumprida”, logo não vai tomar qualquer atitude sobre o caso.

André Reis, que participou on-line na reunião, realçou que esta não é a primeira vez que o assunto é abordado, afirmando que quando comunicou que, por razões profissionais, teria de se ausentar, embora por um período não tão alargado como já aconteceu, nada foi apontado.

Realça que a situação é legal, recusando situações de “conivência ou favoritismo” por parte da Câmara Municipal.

André Reis frisa que este é um “não assunto”, vincando que só é abordado por ser ano de eleições, garantindo, no entanto, que “não será candidato a nada em Belmonte”.