UBI premeia 11 estudantes com Bolsas para Públicos Específicos

A Universidade da Beira Interior (UBI) premiou 11 estudantes com as Bolsas para Públicos Específicos referentes ao ano letivo 2024/2025. De acordo com a universidade, estas bolsas, que têm o valor da propina anual, visam “a mitigação das desigualdades de género nos cursos de licenciatura e mestrado integrado das áreas STEAM”, bem como “a valorização dos estudantes que exercem atividades de voluntariado de emergência”, avança a UBI.

No corrente ano letivo, as «Bolsas para Públicos Específicos – Desigualdade de Género» destinaram-se a estudantes do sexo feminino dos cursos de licenciatura em Física e Aplicações, Engenharia Informática, Informática Web, Móvel e na Nuvem, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica Computacional, Engenharia Aeronáutica e a estudantes do sexo masculino do curso de licenciatura em Design de Moda e do mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, tendo sido atribuído um total de nove bolsas. Além destas, foram entregues duas «Bolsas para Públicos Específicos – Voluntariado de Emergência a estudantes de cursos STEAM».


Os premiados foram recebidos na reitoria da UBI, no dia 13 de março, numa cerimónia que contou com a presença de Amélia, Augusto, vice-reitora para a qualidade, responsabilidade social e ação social, de João Lanzinha, pró-reitor para o acompanhamento de projetos estratégicos e institucionais, de Pedro Inácio, pró-reitor para a universidade digital, e de Ana Martinho, administradora da UBI.

Além destes apoios, a UBI vai disponibilizar 120 «Bolsas de Incentivo UBI STEAM», a distribuir por 24 cursos de licenciatura e mestrado integrado, resultando num total de cinco bolsas por curso. São elegíveis para candidatura os estudantes que venham a ingressar nos cursos em causa e que coloquem a UBI em primeira opção no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.