“À Descoberta do Turismo Industrial”: Museu dos Lanifícios destaca saber fazer industrial

No âmbito da 4ª edição de “À Descoberta do Turismo Indústria, iniciativa promovida pela Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu dos Lanifícios propõe duas atividades que destacam o saber fazer industrial e as memórias da “Covilhã Cidade Fábrica”.

Amanhã, dia 10 de abril, entre as 16:00 e as 18:00, vai decorrer o Photowalk «Pelo Património Industrial: Itinerário 1 – Ribeira da Goldra».


Segundo nota de imprensa, com início na Real Fábrica de Panos, o percurso pedestre “explora a área da ribeira da Goldra em busca de elementos marcantes, como fachadas e paredes de antigas fábricas, as icónicas chaminés e outras evidências de um tempo industrial em que a lã e os tecidos imperavam nas múltiplas profissões desempenhadas por muitas gerações de habitantes deste território”, pode ler-se.

As fotografias, tiradas pelos participantes durante o percurso, vão ser partilhadas e projetadas numa exposição improvisada na Real Fábrica Veiga, onde termina a atividade.

Já no sábado, dia 12 de abril, entre as 14:30 e as 17:30, vai decorrer a Walkshop «Oficina de Tinturaria Natural: As Cores da Ribeira».

De acordo com o Museu dos Lanifícios, a partir da Real Fábrica de Panos, que acolhe a exposição temporária «Histórias coloridas: tingir com receitas de outros tempos», dá-se início a uma caminhada ao longo da margem da ribeira da Goldra, para “recolha de plantas com potencial tintório”.

Na Oficina Têxtil da Real Fábrica Veiga, os participantes vão, ainda, “explorar antigas receitas dos mestres tintureiros do século XVIII para colorir a lã”. 

Para mais informações e inscrições deve contactar o Museu de Lanifícios.